1 IDENTIFICAÇÃO
- NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AGENTES DO AMOR DIVINO
- CNPJ (Matriz e Filiais): 13.506.855/0001-30
- E-MAIL INSTITUCIONAL: [email protected]
- TELEFONE(S): (54) 3313 6939 – (54) 99208 4925
- ENDEREÇO (Matriz, Filiais e/ou Unidades): Rua Dona Eliza, 130 – Bairro Fátima
- MUNICÍPIO/UF: Passo Fundo/RS
- CEP: 99.020-120
2 OBJETIVO GERAL
Fomentar o desenvolvimento humano integral e sustentável, através de iniciativas de assistência social, atividades educativas, aprendizagem profissional e ações complementares, visando melhorar a qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e sustentável.
2.1 Objetivos específicos.
- Fortalecer os laços familiares e comunitários, oferecendo acompanhamento contínuo a famílias, crianças e adolescentes, para estimular o senso de pertencimento, identidade social e resiliência.
- Oferecer espaços seguros e acolhedores que promovam a socialização, expressão artística e recreativa, estimulando o desenvolvimento integral e a curiosidade por meio de atividades culturais, lúdicas e esportivas.
- Estabelecer programas de reflexão sobre o papel vital da família no desenvolvimento e proteção infantil, promovendo diálogos e trocas de experiências entre os membros familiares.
- Implementar oficinas pedagógicas, culturais e esportivas para fomentar o desenvolvimento cognitivo, criatividade e coordenação motora de crianças e adolescentes.
- Proporcionar programas de capacitação que desenvolvam habilidades pessoais e profissionais em jovens, incentivando valores éticos, disciplina, autonomia e inclusão social, além de prepará-los para o mercado de trabalho.
- Trabalhar ativamente para garantir a qualidade de vida e o respeito aos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias, promovendo a conscientização e a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dos princípios constitucionais.
- Promover a integração de jovens, especialmente aqueles de áreas periféricas, ao mercado de trabalho por meio de um programa integrado de proteção social e políticas públicas. Este programa abrangerá ações como aprendizagem, estágios, orientação para o emprego e atividades de desenvolvimento profissional, visando fomentar habilidades, incentivar o protagonismo, a participação cidadã e a mobilização social, além de construir estratégias eficazes de inserção no mundo do trabalho.
- Assegurar a distribuição de recursos básicos (alimentos, vestuário, mobiliário) às famílias vulneráveis, melhorando suas condições de vida e fortalecendo a coesão e a resiliência comunitárias.
3 CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE E TODAS AS OFERTAS PRESTADAS:
Resolução CNAS nº 109/2009:
[ X ] Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
[ X ] Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho no campo da assistência social (Acesso ao mundo do trabalho);
[ X ] Socioaprendizagem
4 OFERTAS:
A instituição atua na área de Assistência Social e oferece serviços totalmente gratuitos aos usuários, abrangendo o Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho por meio dos projetos listados abaixo.
4.1 DESCRIÇÃO DA(S) ATIVIDADE(S) REALIZADA(S):
4.1.1 Nome da oferta: Projeto Crescer
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável): 51
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[51 ] Crianças
[ 51] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A seleção dos participantes para o projeto dá prioridade àqueles em situação de maior vulnerabilidade social.
4.1.2 Nome da oferta: Projeto Pequeno Cidadão
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável): 130
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[65 ] Crianças
[65 ] Adolescentes
[130] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A seleção dos participantes para o projeto dá prioridade àqueles em situação de maior vulnerabilidade social.
4.1.3 Nome da oferta: Projeto Jovem Protagonista
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável): 29
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[ 29] Adolescentes
[29 ] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A seleção dos participantes para o projeto dá prioridade àqueles em situação de maior vulnerabilidade social.
4.1.4 Nome da oferta: Projeto Avós do Coração
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável): 20
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[ 20] Idosos
[ 20 ] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A seleção dos participantes para o projeto dá prioridade àqueles em situação de maior vulnerabilidade social.
4.1.5 Nome da oferta: Projeto Ama
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável): 39
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[ 16] Crianças
[ 1 ] Adolescentes
[ 22] Mulheres
[39 ] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A seleção dos participantes para o projeto dá prioridade àqueles em situação de maior vulnerabilidade social.
4.1.6 Nome da oferta: Programa de Aprendizagem e de Estágios
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável): 39
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[39 ] Jovens
[ 39 ] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A instituição realiza uma pré-seleção dos jovens cadastrados na mesma de acordo com o perfil desejado pela empresa.
4.1.7 Nome da oferta: Projeto de Apoio a Comunidade
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável): 1.466
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[280] Crianças
[162] Adolescentes
[271] Jovens
[594] Adultos
[ 98 ] Idosos
[ 11 ] Pessoas com deficiência
[ 50 ] Migrantes, refugiados, apátridas
[1.466] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A seleção dos participantes que recebem auxílio é feita conforme a necessidade individual ou da família, respeitando a disponibilidade da ONG e a ordem de antiguidade na lista de espera.
4.1.8 Nome da oferta: Projeto Alimentos que Transformam
- Número de pessoas atendidas ao ano (por grupos, se aplicável):
- Quantidade de pessoas atendidas conforme público.
[132] Crianças
[ 94 ] Adolescentes
[ 31 ] Jovens
[ 23 ] Mulheres
[134] Adultos
[ 28 ] Idosos
[ 9 ] Migrantes, refugiados, apátridas
[451] TOTAL DE ATENDIDOS NO ANO DE ANÁLISE
- Observações: A seleção dos participantes para o recebimento de alimentos perecíveis é realizada com base no critério de famílias sem renda e com crianças. As refeições, por sua vez, são servidas a todos os participantes dos demais projetos na instituição.
4.2 EQUIPE DE REFERÊNCIA:
Função | Carga Horária | Vínculo Empregatício |
Aprendiz Cidadão | 20h/semanais | Cedido pela PMPF |
Assistente Social | 44h/semanais | CLT |
Auxiliar Administrativo (2) | 44h/semanais | CLT |
Auxiliar de Serviços Gerais | 44h/semanais | CLT |
Coordenação Técnica (Assistente Social) | 44h/semanais | CLT |
Coordenador Administrativo Financeiro | 44h/semanais | CLT |
Coordenador Pedagógico (Jovem Aprendiz) | 4 h/semanais | CLT |
Cozinheira | 44h/semanais | CLT |
Diretor Executivo | 44h/semanais | Voluntário |
Educadoras Sociais (3) | 44h/semanais | CLT |
Elaborador de Projetos | 20h/semanais | Contrato MEI |
Estagiários (4) | 04h/semanais | Estágio Curricular |
Instrutor (Jovem Aprendiz) | horista | CLT |
Motorista | 44h/semanais | CLT |
Oficineiro Artes | 08hs/semanais | Contrato MEI |
Oficineiro Dança | 08hs/semanais | CLT |
Oficineiro de Futsal | 08hs/semanais | CLT |
Oficineiro de Informática | 08h/semanais | CLT |
Oficineiro de Música | 08hs/semanais | Contrato MEI |
Oficineiro de Teatro | 08hs/semanais | CLT |
Prestadores de Serviços Comunitários (8) | 07h/semanais | Encaminhamento Justiça |
Psicóloga | 30h/semanais | CLT |
Recreacionista | 44h/semanais | CLT |
Serviços Gerais (2) | 30h/semanais | PAC – PMPF |
Além da equipe técnica, estagiários e demais funcionários contratados, listados acima, a instituição conta também com o auxílio de voluntários (conforme a Lei do Voluntariado, nº 9.608, de 18/02/98). Atualmente a instituição conta com cerca de 60 voluntários cadastrados e que atuam de forma colaborativa. |
4.3 METODOLOGIA ADOTADA POR CADA OFERTA:
4.3.1 Projeto Crescer
Este projeto é realizado diariamente e atende crianças de 2 a 6 anos, com atividades estruturadas para promover o desenvolvimento integral dos pequenos. A metodologia do projeto é detalhada a seguir:
Periodicidade: As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, com cada criança permanecendo na instituição por um turno de 4 horas, complementando o horário escolar.
Organização: O projeto é coordenado por uma equipe multidisciplinar de educadores sociais, recreacionistas e oficineiros, que planejam e executam as atividades.
Grupos Organizados: As crianças são agrupadas de acordo com seu ciclo de vida, garantindo que as atividades sejam adequadas ao seu estágio de desenvolvimento.
Tipos de Atividades: As atividades incluem oficinas de informática, música, artes, teatro, dança e esportes, além de exercícios pedagógicos e psicomotores, todos projetados para fortalecer vínculos sociais e promover habilidades essenciais.
Execução das Atividades: As atividades são realizadas em grupo, seguindo os eixos do MDS para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, focando na convivência social, no direito de ser e na participação ativa.
Equipe Técnica Especializada: A instituição conta com assistentes sociais e psicólogos que oferecem suporte emocional e soluções práticas, atendendo às necessidades específicas das crianças e facilitando o acesso aos serviços socioassistenciais do município.
Este projeto visa complementar o trabalho social com as famílias, prevenir situações de risco social e promover um ambiente de aprendizado seguro e estimulante para as crianças.
4.3.2 Projeto Pequeno Cidadão
O projeto acontece de segunda a sábado, oferecendo um espaço de desenvolvimento e aprendizado para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. A metodologia do projeto é estruturada da seguinte forma:
Periodicidade: As atividades são realizadas diariamente, com os participantes frequentando a instituição de um a seis dias por semana, em turnos de 4 horas, complementares ao horário escolar.
Organização: O projeto é organizado em torno do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com atividades planejadas em grupo para promover o desenvolvimento contínuo dos participantes, respeitando suas fases de vida.
Grupos Organizados: Os participantes são agrupados de acordo com sua faixa etária e estágio de desenvolvimento, garantindo que as atividades sejam apropriadas e eficazes.
Tipos de Atividades: As atividades incluem oficinas de informática, música, artes, teatro, dança, esportes, além de exercícios pedagógicos e psicomotores, todas projetadas para reforçar o trabalho social com as famílias e prevenir situações de risco social.
Execução das Atividades: As atividades são executadas seguindo os eixos do MDS para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, focando na convivência social, no direito de ser e na participação ativa dos jovens.
Equipe Técnica Especializada: A instituição conta com uma equipe técnica composta por assistente social, psicóloga, educadoras sociais e oficineiros, que oferecem suporte emocional e soluções práticas, facilitando o acesso à rede de assistência social do município.
Esta metodologia visa criar um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças e adolescentes possam crescer, aprender e se desenvolver de maneira integral, enquanto recebem o suporte necessário para enfrentar os desafios de suas realidades sociais.
4.3.3 Projeto Jovem Protagonista
O Projeto é uma iniciativa estruturada que se dedica ao desenvolvimento de jovens de 15 a 17 anos, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho e fortalecer seus laços sociais e familiares. A metodologia do projeto é detalhada a seguir:
Periodicidade: As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, nas tardes, permitindo que os jovens permaneçam na instituição por 4 horas, em um horário alternativo ao escolar.
Organização: O projeto é organizado em torno de atividades que promovem a convivência social, a participação cidadã e a preparação para o ambiente de trabalho.
Grupos Organizados: Os jovens são agrupados de acordo com sua faixa etária e necessidades, garantindo que as atividades sejam apropriadas para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Tipos de Atividades: As atividades incluem oficinas de informática, música, artes, teatro, dança e esportes, além de atividades de preparação para o mercado do trabalho, exercícios pedagógicos e psicomotores, todas projetadas para abordar temas relevantes à juventude e desenvolver habilidades gerais.
Execução das Atividades: As atividades são realizadas em grupo, valorizando a diversidade e individualidade dos jovens, e incluem orientação vocacional e preparação para o mundo do trabalho.
Equipe Técnica Especializada: A instituição conta com uma equipe técnica composta por assistente social, psicóloga, educadoras sociais e oficineiros, que oferecem suporte emocional e soluções práticas, facilitando o acesso à rede de assistência social do município.
Este projeto visa engajar os jovens em atividades que desenvolvem habilidades essenciais, incentivando-os a participar ativamente na sociedade e a se prepararem para desafios futuros, tanto sociais quanto profissionais.
4.3.4 Projeto Avós do Coração
O “Projeto Avós do Coração” é uma iniciativa que se concentra no bem-estar dos idosos, oferecendo atividades recreativas e de desenvolvimento pessoal. A metodologia do projeto é organizada da seguinte maneira:
Periodicidade: As atividades são realizadas aos sábados à tarde, proporcionando regularidade e uma rotina semanal aos participantes.
Organização: O projeto é estruturado em sessões que duram no mínimo uma hora e trinta minutos, garantindo tempo suficiente para o engajamento significativo em cada atividade.
Grupos Organizados: Os idosos são reunidos em grupos, permitindo a interação social e o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares.
Tipos de Atividades: As atividades incluem lazer, artes, artesanato e criação de itens úteis, além de experiências que valorizam as vivências dos idosos.
Execução das Atividades: As intervenções sociais são personalizadas de acordo com as características, interesses e necessidades dos idosos, promovendo a autonomia e o envelhecimento saudável.
Este projeto visa não apenas proporcionar entretenimento, mas também desenvolver ações que favoreçam a autonomia e as sociabilidades dos idosos, prevenindo situações de risco social e estimulando a capacidade de escolha e decisão.
4.3.5 Projeto Ama
O projeto é uma iniciativa de apoio a jovens mães e adolescentes grávidas, com uma metodologia estruturada para fornecer informações, suporte e recursos necessários para enfrentar os desafios da maternidade precoce. A seguir, se detalha a metodologia do projeto:
Periodicidade: Os encontros são realizados quinzenalmente, garantindo um acompanhamento regular e contínuo.
Organização: O projeto é organizado para acolher as participantes em sessões de no mínimo uma hora e trinta minutos, proporcionando tempo adequado para cada atividade e interação.
Grupos Organizados: As jovens mães e adolescentes grávidas são agrupadas de forma a receberem atenção personalizada, com atividades e suporte ajustados às suas necessidades específicas.
Tipos de Atividades: As atividades incluem a oferta de informações sobre maternidade, esclarecimento de mitos e verdades, avaliações pediátricas, acompanhamento psicológico, suporte educacional e preparação para inserção no mercado de trabalho.
Execução das Atividades: As intervenções práticas, como a distribuição de cestas básicas e kits de enxoval, são complementadas por palestras socioeducativas, visando um suporte integral às jovens mães em sua jornada materna.
Este projeto visa não apenas informar, mas também elevar a qualidade de vida das jovens mães e de seus filhos, oferecendo um ambiente de suporte que abrange aspectos psicológicos, educacionais e profissionais.
4.3.6 Programa de Aprendizagem e de Estágios
Este programa é uma iniciativa que promove a inserção de jovens, especialmente aqueles de áreas periféricas, no mercado de trabalho. A metodologia do programa é estruturada da seguinte forma:
Periodicidade: As atividades do programa são contínuas, com cursos e estágios ocorrendo regularmente ao longo do ano.
Organização: A instituição é certificada pelo Ministério do Trabalho e associada à Rede Nacional de Aprendizagem (RNA), o que garante a qualidade e sistematização do programa.
Grupos Organizados: Os jovens são agrupados em turmas para o curso de Assistente Administrativo, com a possibilidade futura de expansão para outros cursos conforme a demanda.
Tipos de Atividades: O programa oferece 1.280 horas de formação, divididas em 400 horas teóricas e 880 horas práticas, com atividades que incluem trabalhos em grupo, desafios e pesquisas.
Execução das Atividades: As atividades são integradas em itinerários formativos, com uma abordagem pedagógica dinâmica que visa desenvolver a cidadania e o entendimento das dinâmicas do trabalho.
Parcerias: A instituição mantém parcerias com empresas que cobrem as taxas relacionadas à administração e ministração da parte teórica dos cursos de aprendizagem. Além disso, possui convênios com a Secretaria de Educação do estado, escolas e universidades, atuando como agente integrador de estágios.
Este programa busca não apenas qualificar os jovens para o mercado de trabalho, mas também desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais, preparando-os para diversas atividades profissionais e promovendo sua cidadania ativa.
4.3.7 Projeto de Apoio a Comunidade
O projeto ‘Apoio à Comunidade’, atuando como um serviço complementar ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é uma iniciativa contínua que oferece suporte abrangente às famílias em dificuldade. Este apoio inclui o encaminhamento para serviços socioassistenciais e a provisão de itens essenciais, reforçando o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade e o cumprimento da legislação vigente. A metodologia do projeto é detalhada a seguir:
Periodicidade: O projeto opera de forma contínua, com distribuições e encaminhamentos ocorrendo regularmente ao longo dos dias da semana e do ano para atender às necessidades emergentes das famílias cadastradas.
Organização: Mais de 850 famílias, totalizando cerca de 4.200 pessoas, estão cadastradas na instituição, que coordena as atividades de distribuição e encaminhamento para a rede socioassistencial e oportunidades de emprego.
Grupos Organizados: O projeto dá atenção especial ao amparo a famílias sem renda e que possuem crianças e adolescentes em situação de carência, organizando grupos focados em seu desenvolvimento e autonomia.
Tipos de Atividades: As atividades incluem a distribuição de alimentos, vestuário, itens de higiene pessoal, móveis, eletrodomésticos e outros itens essenciais, além de encaminhamentos para serviços e oportunidades de emprego.
Execução das Atividades: Ao longo do ano, o projeto distribuiu 761 cestas de alimentos, 15.769 kg de alimentos não perecíveis, 1.700 kits de higiene e limpeza, 47.040 peças de roupas e calçados, entre outros itens, garantindo o acesso a direitos fundamentais.
Este projeto busca não apenas fornecer suporte material, mas também fortalecer a rede de proteção social para as famílias em situações de grande dificuldade, promovendo seu bem-estar e desenvolvimento.
4.3.8 Projeto Alimentos que transformam:
O Projeto Alimentos que Transformam, operando como um serviço complementar ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é uma iniciativa de sustentabilidade alimentar. Diariamente, são servidas refeições para todos os projetos envolvidos, além da distribuição de alimentos perecíveis realizada três vezes por semana e da oferta de sopão semanal. O foco do projeto é o resgate de alimentos que, de outra forma, seriam descartados por supermercados, fruteiras e feiras. As atividades incluem a coleta, a avaliação e a triagem desses itens, com o intuito de utilizá-los na alimentação das crianças atendidas pela instituição. O excedente é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as quais são identificadas pela Assistente Social, evidenciando o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade e a promoção da segurança alimentar.
Periodicidade: As coletas e distribuições de frutas, verduras e legumes ocorrem três vezes por semana, o sopão uma vez por semana e demais alimentos conforme a disponibilidade.
Organização: A equipe do projeto realiza a coleta de alimentos descartados, que são avaliados e triados para garantir sua qualidade para consumo.
Grupos Organizados: As crianças que frequentam a instituição diariamente são as primeiras beneficiadas, seguidas pelas famílias vulneráveis cadastradas.
Tipos de Atividades: As atividades incluem coleta, avaliação, triagem e distribuição de alimentos, além da preparação de refeições e sopas.
Execução das Atividades: Os alimentos são coletados, avaliados quanto à qualidade e segurança, e então distribuídos ou utilizados na preparação de refeições.
Com a distribuição de 21.657 kg de alimentos e mais de 5.000 refeições ou sopas ao longo do ano, além de serem servidas 34.223 refeições e crianças que frequentam a ONG, o projeto contribui para a erradicação da fome, combate à insegurança alimentar e prevenção da mal nutrição, alinhando-se com os objetivos da Organização das Nações Unidas relacionados à alimentação. A iniciativa não só fornece suporte nutricional mas também melhora a qualidade de vida das famílias assistidas, promovendo um impacto social positivo no território.
4.4 ABRANGÊNCIA TERRITORIAL
A Organização está inserida no sistema de referência e de contrarreferência da rede socioassistencial do município junto ao CRAS e/ou CREAS?
[ X] Sim
[ ] Não
[ ] Não se aplica
Observações: A entidade trabalha integrada com o CRAS, CREAS e casas de acolhimento que encaminham pessoas para o atendimento na entidade, tendo essas atendimento priorizado. Também são atendidas pessoas que buscam a entidade por demanda espontânea, bem como, há a comunicação constante com a Rede com relação aos atendimentos.
Alcance da oferta:
[ X ] Municipal
[ ] Estadual
[ ] Nacional
Localidade(s): O projeto atende a moradores da cidade de Passo Fundo, sobretudo moradores da comunidade próxima à instituição, tais como: Victor Issler, Vila Fátima, Annes, Dona Eliza e Vera Cruz, podendo também estender seu atendimento a outros bairros do município.
4.5 RESULTADOS OBTIDOS:
4.5.1 Projeto Crescer
O projeto alcançou seus objetivos estabelecidos, realizando todas as atividades planejadas. Proporcionamos suporte psicossocial e pedagógico a crianças e suas famílias, visando melhorar a convivência familiar e a qualidade de vida. As ações do projeto complementaram os esforços da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento das crianças e adolescentes, fortalecendo os vínculos sociais.
Indicadores Quantitativos:
- Número de crianças atendidas: 51 crianças;
- Oficinas realizadas: Diversas, incluindo atividades lúdicas e dinâmicas de grupo;
- Atividades de apoio pedagógico: Regularmente conduzidas todos os dias;
- Melhoria na frequência escolar: Observada em participantes do projeto;
- Distribuição de materiais: 8.128 itens de materiais escolares e brinquedos.
- Indicadores Qualitativos:
- Desenvolvimento infantil: Avanços no crescimento biológico, afetivo, emocional, motor, psicomotor, cognitivo e social;
- Suporte emocional: Assistência por equipe técnica especializada
- Formação de valores: Estímulo à disciplina, honestidade, respeito, boas maneiras, protagonismo e autonomia;
- Educação: Reinserção e permanência no sistema educacional com melhor rendimento escolar;
- Direitos básicos: Asseguração do direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária;
- Prevenção de violência: Ações para evitar bullying e agressões, promovendo a paz.
Os resultados alcançados refletem uma melhoria significativa na qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos, com repercussões positivas para o público-alvo e o território. As atividades de conscientização pela paz desenvolvidas contribuíram para um ambiente mais seguro e acolhedor, promovendo a prática pacífica diária e protegendo os participantes de qualquer forma de negligência ou violência.
4.5.2 Projeto Pequeno Cidadão
O projeto em questão, que ocorre de segunda a sábado, atingiu com sucesso seus objetivos, impactando positivamente a vida de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Com a participação de 120 participantes, que frequentam a instituição de um a seis dias por semana em turnos de 4 horas, o projeto promoveu o desenvolvimento e o aprendizado contínuo, respeitando as fases de vida dos envolvidos.
Indicadores Quantitativos:
- Número de participantes: 130 crianças e adolescentes;
- Dias de atividades: De segunda a sábado;
- Oficinas realizadas: Diversas, incluindo atividades lúdicas e dinâmicas de grupo;
- Atividades de apoio pedagógico: Regularmente conduzidas todos os dias;
- Melhoria na frequência escolar: Observada em participantes do projeto;
- Distribuição de materiais: 8.128 itens de materiais escolares e brinquedos.
- Indicadores Qualitativos:
- Desenvolvimento: Crescimento pessoal e social dos participantes
- Educação: Oficinas de informática, música, artes, teatro, dança e esportes
- Suporte emocional: Assistência por equipe técnica especializada
- Formação de valores: Estímulo à disciplina, honestidade, respeito, boas maneiras, protagonismo e autonomia;
- Educação: Reinserção e permanência no sistema educacional com melhor rendimento escolar;
- Direitos básicos: Asseguração do direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária;
- Prevenção de violência: Ações para evitar bullying e agressões, promovendo a paz.
As atividades, alinhadas com os eixos do MDS para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promoveram a convivência social, o direito de ser e a participação ativa. A equipe técnica, composta por assistente social, psicóloga, educadoras sociais e oficineiros, ofereceu suporte emocional e soluções práticas, facilitando o acesso à rede de assistência social do município.
Os resultados alcançados refletem a eficácia do projeto na melhoria da qualidade de vida e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, contribuindo para a prevenção de situações de risco social. As atividades de conscientização pela paz desenvolvidas contribuíram para um ambiente mais seguro e acolhedor, promovendo a prática pacífica diária e protegendo os participantes de qualquer forma de negligência ou violência. A repercussão para o público-alvo e o território foi significativa, demonstrando o valor de iniciativas que integram serviços de convivência e fortalecimento de vínculos com a educação e o suporte social.
4.5.3 Projeto Jovem Protagonista
O projeto, operando de segunda a sexta-feira, atendeu a 29 jovens de 15 a 17 anos, proporcionando-lhes um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional. As atividades, realizadas nas tardes por 4 horas, foram desenhadas para não conflitar com os horários escolares dos participantes, incentivando a continuidade ou o retorno à educação formal.
Indicadores Quantitativos:
- Número de adolescentes atendidos: 29
- Número de Currículos realizados: 38
- Quantidade de visitas a empresas realizadas: 24
- Oficinas realizadas: 305
- Número de jovens que ingressaram no mercado de trabalho:33
- Frequência das atividades: Diária, de segunda a sexta-feira, 4 horas por tarde.
- Indicadores Qualitativos:
- Desenvolvimento de habilidades: Melhoria na comunicação e inclusão digital;
- Orientação vocacional: Assistência na escolha de carreiras e elaboração de currículos;
- Convivência social: Promoção através de arte, cultura e atividades de lazer;
- Suporte emocional: Oferecido pela equipe técnica especializada;
- Preparação para o mundo do trabalho: Realização de diversas atividades de preparação para o mercado de trabalho.
Os objetivos do projeto foram plenamente alcançados, com os jovens engajando-se em atividades que reforçaram os laços familiares e comunitários e contribuíram para o seu crescimento integral. As oficinas de informática, música, artes, teatro, dança e esportes, juntamente com exercícios pedagógicos e psicomotores, abordaram temas relevantes para a juventude e auxiliaram na construção de conhecimento, atitudes e valores.
As intervenções do projeto ressaltaram a diversidade e a individualidade dos jovens, conscientizando-os sobre os desafios de seu contexto e criando oportunidades de acesso a direitos. A associação comunitária foi estimulada, promovendo a expressão dos interesses e visões de mundo dos jovens no espaço público.
Com a orientação vocacional e o desenvolvimento de habilidades gerais, os jovens foram preparados para o mercado de trabalho, incluindo a elaboração de currículos e o encaminhamento para oportunidades de emprego. A equipe técnica especializada desempenhou um papel crucial, oferecendo suporte emocional e soluções práticas, facilitando o acesso à rede de assistência social do município.
A repercussão do programa para o público-alvo e o território foi notável, demonstrando o impacto positivo das atividades na preparação dos jovens para os desafios sociais e profissionais, e na promoção de uma participação cidadã ativa e consciente.
4.5.4 Projeto Avós do Coração
O projeto voltado para 20 idosos, que ocorre aos sábados à tarde, demonstrou resultados positivos e impactantes. As atividades, com duração mínima de uma hora e trinta minutos, proporcionaram aos participantes um envelhecimento ativo e saudável, promovendo a autonomia e o fortalecimento de vínculos sociais e familiares.
Indicadores Quantitativos:
- Frequência das atividades: Semanal, aos sábados
- Duração das atividades: Mínimo de 1h30min por atividade
- Número de Oficinas e atividades: 48
- Número de participantes: O grupo tem 20 idosos
- Indicadores Qualitativos:
- Envelhecimento ativo: Melhoria na qualidade de vida e na saúde dos idosos
- Autonomia e sociabilidade: Aumento da independência e interações sociais
- Fortalecimento de vínculos: Maior conexão com a família e a comunidade
- Prevenção de riscos sociais: Redução de situações de vulnerabilidade
As atividades oferecidas, incluindo lazer, artes, artesanato e criação de itens úteis, foram bem recebidas e valorizadas pelos idosos, refletindo a importância da convivência social e do engajamento em experiências culturais e artísticas. A intervenção social foi cuidadosamente adaptada às características, interesses e necessidades dos idosos, garantindo que as experiências em grupo e as atividades propostas fossem significativas e promovessem a interação e a proteção social.
Além disso, o projeto contribuiu para a garantia dos direitos fundamentais dos idosos, em conformidade com os Estatutos do Idoso, e promoveu a cultura da paz e a prática da não-violência. Os resultados alcançados com o desenvolvimento das atividades indicam uma repercussão positiva para o público-alvo e o território, assegurando que os idosos tenham suas experiências valorizadas e sua capacidade de escolha e decisão estimulada.
4.5.5 Projeto Ama
O projeto direcionado a jovens mães e adolescentes grávidas alcançou resultados notáveis, impactando positivamente a vida das participantes e seus filhos. Com encontros quinzenais de uma hora e trinta minutos, o projeto ofereceu um suporte abrangente, desde informações sobre maternidade até avaliações pediátricas.
Indicadores Quantitativos:
- Número de participantes: 20 jovens e 10 bebês
- Frequência dos encontros: Quinzenal
- Duração dos encontros: Mínimo de 1h30min
- Quantidade de Enxovais distribuídos: 19
- Quantidade de Fraldas distribuídas:2.997
- Indicadores Qualitativos:
- Educação sobre maternidade: Esclarecimento de mitos e verdades, fornecendo conhecimento essencial
- Avaliações pediátricas: Monitoramento da saúde e desenvolvimento dos bebês
- Apoio psicológico: Assistência emocional para as jovens mães
- Suporte educacional: Orientação para a continuidade dos estudos
As intervenções práticas, como a distribuição de cestas básicas e kits de enxoval, juntamente com palestras socioeducativas, reforçaram o suporte oferecido pelo projeto. Os objetivos de elevar a qualidade de vida e fornecer orientação e suporte foram atingidos, auxiliando as jovens mães a enfrentar os desafios da maternidade precoce.
A repercussão do programa foi significativa, não apenas para as participantes, mas também para o território, ao promover uma maternidade informada e apoiada, contribuindo para o bem-estar das famílias e da comunidade. O projeto destacou-se por sua abordagem holística, garantindo que as jovens mães tivessem acesso a recursos cruciais para o desenvolvimento saudável de seus filhos e para a sua própria capacitação e bem-estar.
4.5.6 Programa de Aprendizagem e de Estágios
O programa destinado a jovens, especialmente aqueles das áreas periféricas, obteve êxito em seu propósito de facilitar o ingresso no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz e estágios. A instituição, certificada pelo Ministério do Trabalho, conseguiu expandir parcerias com empresas, fortalecendo o programa de aprendizagem.
Indicadores Quantitativos:
- Número de jovens no programa: 39
- Carga horária total do curso ‘Jovem Administrativo’: 1.280 horas (400 teóricas, 880 práticas)
- Parcerias firmadas: Com a secretaria de educação do estado, escolas e universidades
- Indicadores Qualitativos:
- Desenvolvimento profissional e pessoal: Os jovens receberam formação abrangente, preparando-os para diversas funções no mercado de trabalho.
- Metodologia de ensino: Cursos ministrados com métodos pedagógicos dinâmicos, promovendo um aprendizado envolvente e eficaz.
- Integração de atividades: Itinerários formativos de complexidade crescente, permitindo o desenvolvimento da cidadania e compreensão do mundo do trabalho.
Os objetivos do programa foram alcançados, com a instituição atuando como agente integrador de estágios e como entidade qualificadora, proporcionando aos jovens uma formação que vai além do conhecimento técnico, abarcando também o desenvolvimento de habilidades sociais e cívicas. A repercussão para o público-alvo e o território foi significativa, com os jovens se tornando mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir ativamente para a sociedade.
4.5.7 Projeto de Apoio a Comunidade
O projeto em questão demonstrou um impacto significativo na assistência a famílias em condições de vulnerabilidade, atendendo a mais de 850 famílias, o que representa aproximadamente 4.200 pessoas. A iniciativa não só encaminhou beneficiários para a rede socioassistencial e oportunidades de emprego, mas também forneceu itens essenciais para o sustento diário, reforçando o compromisso com a proteção e o exercício dos direitos fundamentais.
Indicadores Quantitativos:
- Famílias cadastradas: Mais de 850
- Indivíduos beneficiados: 1.466
- Cestas de alimentos distribuídas: 761
- Alimentos fornecidos: 15.769 kg
- Kits de higiene e limpeza entregues: 1.700
- Peças de roupas e calçados distribuídos: 47.040
- Móveis e eletrodomésticos doados: 823
Indicadores Qualitativos:
- Amparo a crianças e adolescentes: Foco no desenvolvimento e autonomia
- Complemento aos serviços socioassistenciais: Proteção dos direitos dos beneficiários
- Distribuição de itens de primeira necessidade: Garantia do acesso a alimentação, vestuário e bens domésticos
Os objetivos do projeto foram atingidos com sucesso, evidenciado pela ampla distribuição de recursos essenciais e pelo suporte contínuo oferecido às famílias. A repercussão para o público-alvo e o território foi extremamente positiva, contribuindo para a melhoria das condições de vida e fortalecendo a estrutura de apoio social para aqueles em situação de carência. O projeto destacou-se por sua capacidade de atender às necessidades imediatas, ao mesmo tempo em que promoveu a dignidade e o bem-estar a longo prazo dos beneficiários.
4.5.8 Projeto Alimentos que transformam:
O Projeto Alimentos que Transformam, operando três vezes por semana, demonstrou resultados expressivos na redução do desperdício alimentar e no apoio a famílias em vulnerabilidade social. Através da coleta, avaliação e triagem de alimentos descartados em estabelecimentos comerciais, o projeto garantiu a alimentação nutritiva de crianças e o auxílio a famílias necessitadas, alinhando-se com os objetivos globais de sustentabilidade alimentar.
Indicadores Quantitativos:
- Alimentos distribuídos: 21.657 kg
- Refeições/sopas distribuídas: 5.232
- Refeições servidas na ONG: 34.223
- Indicadores Qualitativos:
- Redução do desperdício: Aproveitamento eficaz de alimentos descartados
- Suporte nutricional: Melhoria na qualidade da alimentação das crianças
- Impacto social: Melhoria na qualidade de vida das famílias assistidas
Os objetivos do projeto foram claramente atingidos, com a distribuição significativa de alimentos e a oferta de refeições, contribuindo para a erradicação da fome e o combate à insegurança alimentar. A iniciativa promoveu um impacto social positivo, reforçando a importância de ações sustentáveis e solidárias no território.
5 PARCERIAS:
5.1 Prefeitura Municipal de Passo Fundo
- Termo de Colaboração com o Município de Passo Fundo para a execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendendo crianças, adolescentes até 17 anos e 11 meses, e idosos/as com 60 anos ou mais, desde 25/01/2022.
5.2 Justiça Federal, Subseção Judiciária de Passo Fundo
- Convênio com a Justiça Federal, Subseção Judiciária de Passo Fundo e o Poder Judiciário da Comarca de Passo Fundo para repasses de apenados para prestarem Serviço à Comunidade, desde 2012.
5.3 Foro da Comarca de Passo Fundo – VEC
- Convênio com o Poder Judiciário da Comarca de Passo Fundo para repasses de verbas da conta de Penas Alternativas, visando a execução de projetos, além de repasses de apenados para prestação de Serviço a Comunidade, desde 2015.
5.4 Universidade de Passo Fundo
- Convênio para o desenvolvimento de projetos de extensão e ações altruísticas, assistenciais, educativas, culturais, artísticas, esportivas e sociais, desde 02 de abril de 2012.
- Convênio também visa a realização de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios na instituição, desde 20 de agosto de 2012.
5.5 Atitus Educação S.A. (antiga IMED)
- Convênio para a realização de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios na instituição, desde 05 de junho de 2014.
5.6 Faculdades IDEAU
- Convênio para cooperação técnico-cultural-científica e de extensão, desde 01 de março de 2023.
5.7 UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
- Convênio para a realização de estágios curriculares obrigatórios na instituição, desde 30 de julho de 2013.
5.8 Be8 S.A. (antiga BS BIOS)
- Contrato de Patrocínio concedendo doação financeira, desde 12 de janeiro de 2018.
5.9 Comercial Zaffari Ltda
- Contrato de repasse de valores de doação arrecadados com a Campanha do Troco Solidário, desde 03 de novembro de 2017.
5.10 Anhanguera Educacional Ltda
- Convênio para a realização de estágios curriculares obrigatórios na instituição, desde 04/03/2020.
5.11 Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
- Termo de Cooperação celebrado com o estado do Rio Grande do Sul, visando vagas para estágios dos estudantes da rede pública estadual, de interesse curricular e não obrigatório, desde 25/07/2022.
5.12 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSUL
- Convênio para a realização de estágios curriculares e não curriculares obrigatórios na instituição, desde 14/07/2022.
5.13 Rede Nacional de Aprendizagem – RNA
- Termo de Adesão de parceria e utilização da metodologia, tecnologia e Marketing Institucional, com o objetivo de aumentar e expandir a política social de aprendizagem profissional, conhecida como Programa Jovem Aprendiz, desde 21/03/2023.
5.14 Programa Mesa Brasil – SESC
- Termo de Adesão ao Programa Mesa Brasil do SESC, desde 29/06/2016.
6 ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO E/OU NA SAÚDE:
A atuação da instituição concentra-se na área da Assistência Social, não atuando nas áreas de Saúde e Educação.
7 OUTRAS ATIVIDADES NÃO CERTIFICÁVEIS:
7.1 Projeto Eco Guardião:
O “Projeto Eco Guardião” é uma iniciativa abrangente que visa promover a conscientização ambiental e a sustentabilidade através de uma série de atividades educativas e práticas. A metodologia do projeto é organizada da seguinte forma:
Periodicidade:
- Oficinas e atividades educativas: Realizadas constantemente para crianças e adolescentes, com o objetivo de educá-los sobre responsabilidade ambiental.
- Coleta de lixo eletrônico: Campanhas contínuas de coleta são desenvolvidas em parceria com a comunidade, entidades e empresas.
- Coleta de óleo de fritura: Campanha contínua, com o estabelecimento de um ponto de coleta na entidade e em outros parceiros para recolhimento.
- Organização:
- Grupos de participantes: Crianças, adolescentes, pais, familiares e a comunidade em geral são envolvidos em atividades de conscientização.
- Parcerias comunitárias: Colaboração com autoridades locais, entidades e imprensa para promover a coleta e reciclagem de resíduos.
- Triagem e reciclagem: Triagem inicial dos materiais coletados em Passo Fundo e envio para cooperativas de reciclagem e empresas certificadas.
- Tipos de Atividades:
- Educativas: Oficinas, palestras e atividades lúdicas e pedagógicas sobre ecologia, sustentabilidade e reciclagem.
- Práticas Sustentáveis: A instituição realiza a coleta de diversos resíduos, incluindo lixo eletrônico, tampinhas plásticas, óleo de cozinha usado, papel, metais e plásticos. Além disso, conta com um sistema de energia solar fotovoltaica instalado, com capacidade de 18 kWp, que promove a sustentabilidade e proporciona uma redução significativa no consumo de energia elétrica, alcançando uma economia superior a 70%.
- Campanhas de conscientização: Iniciativas para informar e incentivar a comunidade a participar ativamente do programa de coleta.
- Execução das Atividades:
- Engajamento da comunidade: Desenvolvimento de campanhas e ações para conscientizar sobre a importância da destinação correta de resíduos.
- Processo de reciclagem: Encaminhamento dos materiais coletados para reciclagem, com a geração de recursos para a manutenção da entidade.
- Preservação ambiental: A instituição pode implementar ações adicionais que enfatizem a importância da conservação ambiental e da responsabilidade social. Além disso, mantém o espaço de sua sede bem arborizado e conservado, contribuindo para a sustentabilidade do local.
Este projeto não só educa e envolve a comunidade em práticas sustentáveis, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, alinhando-se com os ideais de cooperação, solidariedade e auto-sustentabilidade.